Todos os dias, milhares de pessoas procuram a ajuda de profissionais sexólogos para lidarem com problemas sexuais ou outros aspectos de sua sexualidade. As oportunidades nesta área do mercado de trabalho são muitas. Por isso, cresceu o número de pessoas procurando fazer alguma especialização.
Você sabe o que é preciso para se especializar nessa área? Quer descobrir as melhores instituições para se especializar em sexologia em 2023? Então continue lendo!
O que é sexologia?
A sexologia é a área em que se estuda algumas atitudes humanas no que diz respeito a sexualidade. Esse conhecimento é muito amplo e pode ser abordado de diferentes formas.
O que se estuda no curso de sexologia?
Em um curso de sexologia é estudado a sexualidade humana, porém, contém conteúdos na área da biologia e psicologia, além de conteúdos que envolvem anatomia, uso de remédios, práticas de exercícios eróticos e acessórios, como kit pompoarismo.
Nesse curso, o aluno também aprende sobre disfunções e compulsões sexuais, desenvolvimento psicossocial, utilização de anticoncepcionais, doenças sexualmente transmissíveis, terapia sexual, abuso sexual, assedio sexual e muito mais.
Como se tornar um sexólogo?
Para se tornar um profissional sexólogo é necessário fazer uma especialização na área. No entanto, para isso, é necessário ter feito ou estar cursando alguma área como, por exemplo, medicina.
Porém, é preciso dizer que não é obrigatório fazer um curso de graduação para ter a especialização. No entanto, as melhores oportunidades de trabalho vêm a partir da sua formação. A maioria das instituições universitárias oferecem o curso de especialização em sexologia.
Onde um sexólogo atua no mercado de trabalho?
Um profissional na área de sexologia pode trabalhar em vários lugares como, por exemplo, hospitais, escolas, centros de apoio e muito mais.
Um sexólogo pode atuar como terapeuta sexual, no qual trabalha com para ajudar a pessoa com sua sexualidade ou para ajudar casais, que desejam melhorar seu desempenho sexual.
Há também possibilidade de atuarem como sexólogo forense, porém, para isto, é necessário ser formado em direito ou psicologia. Outra oportunidade é trabalhar como sexólogo clínico, ou seja, trabalhar em clínicas e hospitais ajudando pessoas com os mais diferentes problemas relacionados à sexualidade. Novamente, para isso, é necessário ter alguma formação na área de medicina.
Quais as melhores instituições para especialização em sexologia?
Há várias instituições hoje em dia aqui no Brasil que podem ser excelentes opções para quem deseja fazer especialização em sexologia.
Uma dessas instituições é a Uninassau, que oferece especialização na modalidade presencial e a distância. O ingresso a especialização pode ser feito por meio do site da instituição, que, aliás, é uma das que possuem melhores avaliações pelo MEC.
Outra instituição que entra nessa lista é a Estácio de Sá. Essa faculdade também é uma das melhores que atuam no país, oferecendo ensino de qualidade na área da sexologia, formando profissionais qualificados para atuarem em diferentes frentes no mercado de trabalho.
Outra instituição de ensino é a Faculdade Santa Casa BH, que oferece ensino de qualidade e sua especialização tem duração de 18 meses, com carga horária de 360 horas.