Design gráfico: saiba o que esse profissional faz e quanto ganha

Todo mundo quer se tornar um profissional valorizado e bem pago pelo trabalho que desempenha, mas poucos realmente querem pagar o preço por esse privilégio. Por ter uma ideia parecida com isso, pais e mães tentam impor a seus filhos que façam uma faculdade para um curso que pague bem na profissão exercida, tal como medicina, engenharia e outras mais.

Esse pensamento arcaico tem mudado graças a tecnologia e a nova geração que tem visto a internet como uma ótima oportunidade de aprender novos conhecimentos e como forma de exercer uma profissão ganhando muito acima da população média. 

Um exemplo disso são os Designers Gráfico, que conseguem unir a sua paixão por desenho e arte unindo a tecnologia. Além disso, esses profissionais possuem um mercado totalmente aquecido que cada vez mais exige profissionais qualificados. Veja agora como se tornar um designer e aproveitar essas oportunidades!

O que faz um Designer Gráfico

O Designer Gráfico é o profissional que utiliza seu conhecimento em arte, desenho e tecnologias para realizar trabalhos como peças publicitárias visuais, embalagens, logotipos e outros projetos para o mercado online e offline (outdoors, panfletos e etc.), trabalhando em projetos de comunicação visual em geral.

Por exemplo, o designer gráfico pode desenvolver o layout de sites para casas de apostas, enquanto que também poderá criar um flyer para festivais de casas de shows no fim de semana. Enfim, tudo depende da subárea para o qual o profissional vai mais escolher atuar.

Quanto ganha esse profissional?

No começo do nosso artigo nós falamos sobre como os nossos pais tentam nos influenciar para cursarem uma faculdade para ganhar bem na nossa profissão, o que é totalmente compreensivo. E analisando o salário médio de um designer, nós vemos que existe uma diferença entre salários dependendo do seu nível de conhecimento, área de atuação e tudo mais.

Um profissional designer gráfico tem o salário médio 2 mil reais, que pode variar de acordo com as características estabelecidas que falamos acima. Se você trabalhar numa agência física, por exemplo, esse salário pode variar de acordo com sua região.

Precisa fazer faculdade?

Como em diversas outras áreas de atuação, não é obrigatório você fazer um curso de graduação para se tornar um profissional em designer gráfico. Na verdade, com a dinâmica do mercado de trabalho, nós aconselhamos que tome o caminho mais curto possível, como um curso técnico de design gráfico. 

Uma graduação nesse tipo de design leva pelo menos 4 anos, enquanto que um curso tecnológico leva em média 2 anos.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

O mercado de trabalho para os profissionais dessa área sempre foi competitivo e com muito espaço para novos designers. Não à toa, as instituições de ensino sempre estiveram se reinventando e oferecendo aulas online. 

E com a pandemia, desde as pequenas empresas até as maiores, aprenderam a lição de que precisam investir no marketing digital e em campanhas publicitárias – o que demanda um trabalho para designer gráfico desenvolver artes, peças conceituais, imagens publicitárias e muito mais que está envolvido nesse aspecto.

Deixe um comentário