Nos dias atuais, existem uma gama de profissões que são exercidas com a necessidade de cursos técnicos ou graduações, bem como aquelas que não precisam de cursos para se iniciar. De todo modo, os brasileiros estão aprendendo na marra a como se virar para ganhar um dinheiro extra, já que o preço dos alimentos não para de aumentar.
E no que diz respeito a ter dois empregos ou uma renda extra, existem profissionais que se dedicam à atividade (no seu tempo extra ou full–time) de cuidar de pessoas de mais idade. Esse profissional é chamado de cuidador de idosos, possui piso salarial, direitos e algumas exigências para se exercer a profissão. Quer saber mais sobre tudo isso? Veja agora!
O que é e o que faz um cuidador de idosos?
O cuidador de idosos é o profissional que cuida de pessoas em idade avançada, ou seja, idosos, auxiliando em atividades do dia a dia daquela pessoa mais velha, ajudando a se locomover, a tomar os remédios na hora exata, fazendo higiene pessoal completa ou parte dela, auxiliando na alimentação e muito mais.
Um cuidador de idosos não está limitado a essas atividades, pois este profissional também pode auxiliar nos momentos de lazer do idoso, bem como acompanhando em consultas médicas, acompanhando para realizar exames e tratamentos.
Se você se interessou por esse tipo de atividade profissional, veja no próximo parágrafo quanto ganha um cuidador de idosos por dia.
Quanto ganha esse cuidador?
Esse cuidador possui salário e está acobertado por direitos regidos pela carteira de trabalho, podendo ser contratado em regime CLT. O salário médio atual de um cuidador de idosos é de R$ 1.420,00, trabalhando 41 horas semanais, em média. Por hora, o cuidador de idosos ganha em média R$ 9,00.
Mas esse salário está diretamente ligado a experiência da pessoa profissional a realizar essa atividade. Quanto mais experiente, mais o salário tende a ser maior. Esse valor acima é só uma média, levando em conta o cenário mais atual.
É necessário fazer faculdade?
O requisito mais necessário para se tornar um bom profissional é fazer um curso de Enfermagem, pois assim estará preparado para lidar com todas as dificuldades técnicas e pessoais que possam surgir nessa atividade de cuidador.
Essa preparação pode ser um curso técnico de enfermagem ou até um curso mais abrangente. Mas ressaltamos que o tecnólogo costuma levar menos tempo para a conclusão e possui uma ótima aceitação no mercado de trabalho.
Não é obrigatório você ter um curso técnico ou graduação para exercer essa profissão de modo informal e como iniciante. Mas é indispensável ter esse requisito para se tornar um cuidador profissional de idosos.
Conclusão
Essa profissão inspira cuidados e muita responsabilidade por se tratar de cuidar de pessoas que já estão em idade avançada e possuem necessidades especiais. Pessoas surgem a todo momento despreparadas para exercer essa atividade.
Para evitar transtornos para o paciente e sua família, aconselhamos que se dedique em pesquisar o mercado dessa atividade antes de tomar a decisão importante de entrar nessa área.