Existem vários fatores que devem ser analisados antes de escolher uma faculdade para ingressar em uma profissão, entre eles estão: as possibilidades que o curso escolhido oferece, chances no mercado de trabalho, salário etc.
Então, se você tem se inspirado em empresas como a Nogal escritório de contabilidade em São Paulo e tem estudado a possibilidade de se tornar um contabilista, confira a seguir o que exatamente esse profissional faz, quanto ganha e o que é preciso para se tornar um!
O que faz um profissional de contabilidade?
O profissional de contabilidade é um dos mais importantes dentro de uma empresa, pois é responsável por acompanhar as transações de um negócio desde a sua abertura até o encerramento de suas atividades.
Mas além de gestão em empresas, o contador também pode atuar no mercado de seguros, controladoria, auditoria contábil, perícia contábil e atuária.
No geral, este profissional está normalmente atrelado às áreas financeira, patrimonial e econômica de sua empresa ou organização. Entre as diversas funções estão incluídas: trabalhar nos trâmites de abertura de empresas, organizar e recomendar seus regimes tributários, criar relatórios e balanços diversos e realizar perícias ou auditorias contábeis.
Além disso, o contabilista pode escolher trabalhar de forma autônoma ou como funcionário de escritórios de contabilidade, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e, até mesmo, no setor militar.
Ademais, além de um nível mais alto na profissão, o contabilista pode optar também por desempenhar as funções de um nível médio, atuando como técnico em contabilidade.
No entanto, mesmo que sua atuação seja semelhante à do contador, o técnico em contabilidade possui mais restrições, pois não pode realizar serviços superiores, como auditoria e perícia.
Dessa forma, ele pode trabalhar com prestação de contas, cálculo de impostos, análise de contas e despesas, registros e lançamentos, entre outros; podendo, futuramente, ingressar em um patamar mais alto na área.
Quanto ganha um profissional de contabilidade?
O salário de um contabilista depende exclusivamente do nível que o profissional apresenta, se ele trabalha de forma autônoma ou se atua em uma empresa.
Além disso, como em qualquer outra ocupação, o salário médio de um profissional de contabilidade pode variar com o tempo e experiência adquirida no mercado.
No entanto, de acordo com pesquisas sobre a área, a média salarial de um contabilista, em geral, é de R$4.444,86.
Como se tornar um profissional de contabilidade
Para se tornar um profissional de contabilidade, é preciso, primeiramente, graduar-se em Ciências Contábeis.
Além disso, após sua formação, é necessário adquirir experiência na área contábil, em cargos como: auxiliar contábil, analista contábil, gerente de contabilidade, coordenador de contabilidade, técnico contábil, auditor contábil etc.
O mais indicado é o profissional começar em cargos inferiores e ir subindo gradativamente para construir seu histórico profissional, a fim de ganhar mais experiência em cada função.
Além disso, é preciso também desenvolver conhecimentos de informática, como Pacote Office e Excel no nível intermediário ou avançado, conhecendo também os sistemas utilizados pela área.
Ademais, o contabilista precisará prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Por fim, algo opcional, mas que também pode gerar ótimas oportunidades de trabalho, é procurar por concursos públicos abertos para este cargo.