Se você gosta de praticar esportes e atividades físicas, a profissão de educador físico pode ser para você!
Essa é uma carreira muito promissora hoje em dia, uma vez que as pessoas estão ficando cada vez mais conscientes da prática de atividades físicas para melhorar a qualidade de vida. Além disso, o campo de atuação é bastante diverso.
Saiba mais neste artigo, o que faz um educador físico e qual a média salarial desse profissional.
O que faz um educador físico?
O educador físico é o profissional que tem a competência de orientar outras pessoas, além de acompanhá-los nas suas atividades físicas, indicando os melhores exercícios para proporcionar condicionamento de acordo com o perfil do aluno.
Esse profissional formado em educação física tem conhecimento o suficiente sobre fisiologia, anatomia, modalidades esportivas e muito mais. Portanto, além de orientar e acompanhar as pessoas em suas atividades, eles também identificam as melhores práticas conforme o perfil do atleta ou esportista.
O educador físico pode trabalhar ajudando pessoas de diferentes perfis como, por exemplo, idosos e crianças. Cada tipo de pessoa precisa de ajuda para realizar de forma correta os exercícios físicos, para que eles não causem lesões.
Qual a importância desse profissional?
Esse profissional é muito importante para a sociedade em geral. São eles que ajudam as pessoas a conseguirem os seus objetivos quando estão malhando ou praticando algum tipo de esporte.
Eles são fundamentais para a melhora na qualidade de vida, pois não basta apenas fazer uma atividade física, é preciso fazê-la da forma correta, caso contrário, esses exercícios podem trazer grandes prejuízos para a saúde.
Como se tornar um educador físico?
Para se tornar um educador físico é necessário ter um diploma de ensino superior. O interessado precisa ter bacharel ou licenciatura.
O bacharel tem uma duração média de 4 anos de curso e neste caso, o formado pode trabalhar em locais como academias e centros esportivos. Para os licenciados, a duração é a mesma e a área de trabalho será em escolas públicas ou privadas.
Quanto ganha um educador físico?
Para ganhar dinheiro como educador físico é preciso ser um bom profissional e adquirir experiência. Mas no geral, a média salarial é de R$ 1.650,00. No entanto, esse valor pode aumentar conforme a experiência adquirida e também a área de atuação.
É preciso considerar também a região do Brasil onde o profissional vai atuar. Geralmente no sul do país os salários são melhores.
Quais as áreas o educador atua?
O educador físico pode trabalhar em escolas públicas, particulares, centros de treinamento, academias particulares e públicas, em instituições municipais, estaduais e federais, em empresas, em clubes esportivos e muito mais.
Além disso, o profissional pode trabalhar prestando serviços particulares para pessoas que precisam de suporte na hora de realizarem suas atividades.
O que é preciso para poder atuar como educador físico?
Para atuar como educador físico é preciso ter um registro de inscrição no CREF, órgão fiscalizador do profissional de educação física.