O que faz um Médico Veterinário? Quanto ganha em média? Saiba aqui!

Um dos setores mais lucrativos no Brasil e no mundo, atualmente, é o setor veterinário. Todos os dias milhares de pessoas precisam de ajuda médica para seus bichinhos de estimação, por isso, recorrem ao profissional da área.

Esse profissional é o médico responsável por atender os animais em uma emergência clínica. Muitas pessoas se tornam médicos veterinários por amor à profissão, por amor aos animais. Você também quer entrar para essa área? Quer se tornar um médico veterinário?

Então você precisa saber quanto ganha esse profissional, seus campos de atuação, onde fazer o curso e tudo o que envolve sua formação. Continue lendo este artigo para descobrir!

Mercado de trabalho para o veterinário

O mercado de trabalho para esse profissional é aquecido. Além da possibilidade de trabalhar em uma clínica veterinária, é possível também atuar em outras áreas.

É interessante saber que esse mercado é muito vantajoso, pois, todos os dias há alguém precisando de um socorro médico para o seu pet. Isso significa que há uma necessidade muito grande de médicos veterinários no mercado. Isso é ainda maior no Brasil, já que é um dos países com maior quantidade de animais de estimação.

O que faz um médico veterinário?

O médico veterinário possui diversas funções, diferente dos médicos em hospitais em que cada um deles trabalha em uma determinada área.

Neste caso, esse profissional atua na realização de exames clínicos e laboratoriais para identificar o problema, se preciso, faz cirurgias, prescreve medicamentos e o melhor tratamento de acordo com a necessidade do animal, acompanhando a evolução da recuperação do pet até sua alta.

Esse médico é especialista em todas as demandas que o animal de estimação exija. Além disso, pode atuar na prevenção de doenças.

Onde fazer medicina veterinária?

Para fazer o curso de medicina veterinária, o indivíduo precisa passar no vestibular e se matricular em uma universidade que ofereça o curso. No Brasil, existem muitas instituições de qualidade que oferecem esses cursos. Algumas dessas instituições são bem reconhecidas tanto nacionalmente, como internacionalmente.

Qual o tempo de duração desse curso?

No geral, o curso de medicina veterinária dura 5 anos, isto é, dez semestres. Várias disciplinas são incluídas no percurso da graduação. No último semestre, o aluno precisa fazer estágios que são obrigatórios para se formar.

Quanto ganha um veterinário?

A profissão de veterinário é tão bem remunerada quanto a de outro médico. Há uma lei que determina que o salário desses profissionais deve ser inicialmente equivalente a seis salários mínimos para uma jornada de trabalho com 30 horas semanais.

Para quem tem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, o valor do honorário pode ser de até quase nove salários mínimos.

Quais os campos de atuação para este profissional?

Esse profissional pode atuar em vários locais. O mais comum é em uma clínica veterinária, mas também podem trabalhar em indústrias que utilizam materiais de origem animal, em áreas de zoonoses, em fábricas para produtos pet, empresas de produção animal, perícia médica, controle de espécie e também em alguns setores que realizam pesquisas.

Deixe um comentário