O produtor de eventos é o profissional responsável por todo o planejamento, realização e gestão de tudo o que irá acontecer em um evento. E sabendo o que é preciso fazer para se tornar um, é possível conseguir uma ótima renda.
Se você ficou curioso (a) e deseja saber o que estudar para ser um produtor de eventos e como começar, continue lendo a seguir.
Faculdade de produção de eventos
Muitos não sabemos, mas existem cursos de cinco semestres de graduação tecnológica em eventos, porém, como a profissão não é regulamentada, estes tecnólogos sofrem com a concorrência de pessoas que fizeram apenas os cursos livres, que por muitas vezes podem durar dois meses.
Em grandes empresas, o trabalho de um produtor de eventos é segmentado; enquanto um profissional cuida dos serviços de vallet, outro cuida da sonorização, enquanto outro cuida da decoração, como carpete para eventos e estrutura, outro da iluminação, alimentação, segurança, acomodação e por aí vai.
Empresas menores quase sempre empregam menos pessoas, mas a jornada de trabalho costuma ser muito mais leve e tranquila.
Curso de produção de eventos
Muitas faculdades oferecem a graduação tecnológica para produtores de eventos, dentre elas o SENAC de São Paulo, a Universidade Anhembi-Morumbi, a Universidade Estácio de Sá, a Universidade de Fortaleza e a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
No curso, os alunos estudam e aprendem:
- Análise textual;
- Cultura brasileira;
- Marketing;
- Direito do entretenimento;
- Gestão e produção de eventos musicais;
- Segurança em eventos;
- Assessoria de comunicação;
- Custos e orçamento;
- Elaboração de projetos;
- Programação visual;
- Alimentos e bebidas;
- Captação de recursos;
- Logística de montagem e decoração;
- Produção de eventos corporativos;
- Técnico-científicos e culturais;
- Oratória;
- Administração de recursos humanos;
- Etiqueta;
- Cerimonial e protocolo;
- Produção de feiras e exposições;
- Técnicas de negociação;
- Turismo e hotelaria para eventos;
- Cultura empreendedora;
- Produção para cinema.
Também é possível conquistar a profissão de produtor de eventos através de muitos cursos livres, sejam eles on-line ou presenciais. Os cursos on-line, por sua vez, costumam ser bem mais baratos, então é uma ótima opção tanto para quem deseja estudar em casa, quanto para quem deseja gastar pouco.
A carga horária em um curso on-line pode chegar a 100 aulas e o investimento fica em torno de R $120.
Como ser um bom produtor de eventos
Ao se profissionalizar em algo, é necessário ter em mente que existem muitas qualidades que precisam ser adotadas, inclusive se tratando de um produtor de eventos.
O profissional que trabalha com produção de eventos deve ser, acima de qualquer coisa, muito organizado. Isso porque é necessário que sua agenda esteja sempre em dia para que nenhum detalhe passe despercebido.
Outra característica crucial é a paciência, pois quem trabalha nessa área precisa estar constantemente entrando em contato com fornecedores e clientes, que por muitas vezes pedem projetos gigantescos.
Além disso, é necessário haver uma boa disponibilidade de horários, afinal de contas, boa parte das festas acontecem nos finais de semana.
Um produtor de eventos precisa saber se comunicar, ser extremamente responsável, ter habilidade para tomar grandes e pequenas decisões, habilidade para gerenciar de frente seus projetos, ser ágil nas ideias, rápido nas execuções e ter muita disposição para lidar com a correria que são as festas. Além de tudo isso, é preciso que apto a resolver problemas que podem surgir em meio ao evento.