Ser um estilista de sucesso requer talento, paixão e dedicação, mas também uma formação sólida. Produzir um conjunto infantil feminino de inverno, uma roupa feminina que siga as tendências do mercado ou qualquer outra peça, exige muito estudo!
Escolher a melhor instituição para estudar moda é fundamental para desenvolver habilidades e conhecimentos que irão auxiliar no desenvolvimento da carreira, mas com tantas escolas e universidades oferecendo programas de moda, como escolher a melhor instituição para você?
Nesse artigo, vamos apresentar as melhores instituições de graduação para formar estilistas e o que elas têm a oferecer, portanto, continue lendo a seguir para descobrir as melhores opções para sua formação e começar a construir sua carreira como estilista.
1. Universidade Federal do Ceará (UFC)
Fundada em 1954, a UFC é uma instituição de ensino superior pública localizada em Fortaleza. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros de excelência no ensino e pesquisa no Brasil.
O curso de Design de Moda da UFC está estruturado em cinco unidades curriculares, que incluem:
- História e pesquisa de moda: Nesta unidade, os alunos estudam aspectos históricos da moda;
- Tecnologia têxtil e confecção: Aqui são abordadas disciplinas como Modelagem Tridimensional e Ergonomia de Produto;
- Linguagem visual: Os alunos aprendem sobre a linguagem visual da moda.
- Negócio de moda: Nesta unidade, os alunos estudam disciplinas relacionadas à criação de negócios próprios na moda;
- Gestão de projeto: Esta unidade inclui disciplinas como Processos Criativos, Produção de Moda e envolve também a produção do trabalho de conclusão de curso.
Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Fortaleza. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.
2. Universidade de São Paulo (USP)
A Universidade de São Paulo (USP), fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública situada na cidade de São Paulo. É considerada a maior universidade pública do Brasil e uma das mais importantes e prestigiadas do mundo.
O curso de Têxtil e Moda da USP é estruturado para proporcionar ao aluno uma visão completa e abrangente do setor. Ele engloba três áreas principais: tecnologia (de material e produção), gestão, design e moda. O objetivo é formar profissionais que compreendam o setor em seus aspectos práticos e teóricos, desde o processamento de matérias-primas até o lançamento de coleções.
3. Centro Universitário SENAC (Senac SP)
A Senac, uma instituição de ensino superior privada, foi fundada em 1989 e possui sede em São Paulo. Além disso, possui campus em Campos do Jordão e em Águas de São Pedro. A instituição oferece uma ampla gama de opções de educação, incluindo graduação, pós-graduação, extensão universitária, cursos técnicos, cursos livres e educação a distância.
O curso de Design de Moda do Senac oferece aos alunos uma infraestrutura surpreendente, com a orientação de professores renomados. Os alunos têm acesso constante a personalidades do mercado e participam de visitas técnicas a empresas de moda, eventos e desenvolvem projetos pessoais e sociais. Isso permite que eles entrem no mercado já com um portfólio sólido e consolidado.