Os infectologistas são profissionais responsáveis por cuidar da saúde pública individual e coletiva. Isso se dá, pois, estes auxiliam diretamente no diagnóstico de doenças infecciosas causadas por parasitas, fungos, vírus, bactérias, entre outros microrganismos. Tudo isso, faz destes especialistas muito importantes para a medicina.
Para se tornar uma referência dentro da área, é necessário dedicar alguns anos de sua vida aos estudos. A faculdade de medicina tem duração média de 6 anos, exigindo diversas atividades ao longo do curso e a residência dura cerca de 3 anos.
Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar os melhores cursos de graduação para formar infectologistas, evidenciando não só instituições de medicina, mas também de residência médica. Não deixe de conferir!
Graduação em Medicina
Para se tornar um infectologista referência do mercado, é necessário se graduar em medicina e realizar uma residência, que funciona como uma espécie de especialização aprofundada em determinado segmento. É possível realizar a graduação em diversos estados do Brasil.
Em relação a residência, também existem inúmeras instituições de oferta, mas vale a pena selecionar as melhores para participar do processo seletivo e obter uma formação completa. Acompanhe a seguir para saber mais!
USP – Universidade de São Paulo (Datafolha)
A Universidade de São Paulo (USP) é uma das instituições mais renomadas para graduação em medicina, que pode ser realizada em cidades como Bauru, São Paulo ou Ribeirão Preto. Segundo o Datafolha, a USP é o melhor instituto público para fazer faculdade de medicina no Brasil.
A nota de corte do Enem pode ser maior do que 849, fazendo com que o ingresso seja altamente disputado e a carga horária do curso passa das 11.000 horas. Para quem quer se tornar um Infectologista em SP, vale a pena tentar.
UFV – Universidade Federal de Viçosa (ENADE)
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é considerada a melhor instituição pública para fazer faculdade de medicina, segundo as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O curso tem conceito 5 no MEC, a nota máxima a ser obtida, o que é de chamar a atenção.
A cidade sede do campus fica em Viçosa – Minas Gerais e a carga horária ultrapassa as 8.000 horas. A nota de corte para a entrada pode chegar a mais de 801 pontos.
Demais instituições
Existem outras instituições que são excelentes para graduação em medicina, sendo elas:
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Estadual de Londrina (UEL);
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);
- Universidade de Brasília (UNB);
- Universidade Federal do Ceará (UFC);
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
- Universidade Federal de Roraima (UFRR);
Residências
Existem diversos programas de residência em infectologia. Todos eles possuem diferenciais interessantes e possuem metodologias que chamam a atenção. O ideal é ler o projeto pedagógico para verificar qual vale mais a pena para os seus objetivos.
Ainda assim, segundo a plataforma SanarMed, existem alguns programas que se destacam, sendo eles:
- Hospital Emílio Ribas;
- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto;
- Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP;
- Hospital Couto Maia;
- Hospital das Clínicas UFPE;
Esperamos que as informações aqui apresentadas possam ser úteis para a sua jornada de decisão pela melhor instituição. Obrigada por nos acompanhar até aqui!